Comunicado Conjunto Contra o Lixo na Serra da Estrela e no Concelho da Covilhã

COMUNICADO COLECTIVO CONTRA O LIXO NA SERRA DA ESTRELA E NO CONCELHO DA COVILHÃ

Os Guardiões da Serra da Estrela, o MedUBI - Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior, o MAPA - Movimento Académico de Protecção Ambiental e a Associação Geopark Estrela vêm por este meio divulgar um Comunicado Conjunto Contra o Lixo na Serra da Estrela e no Concelho da Covilhã, na sequência da iniciativa dinamizada por estas organizações no dia 5 de Junho - Dia Mundial do Ambiente, com o apoio do ICNF, Município da Covilhã e ADC - Águas da Covilhã que consistiu na realização de várias acções de recolha de lixo: uma no Planalto Superior da Serra da Estrela, outra na ribeira da Goldra (cidade da Covilhã) e uma última num percurso entre a Faculdade de Ciências da Saúde da UBI e a freguesia da Boidobra (Covilhã).

No entendimento destas 4 organizações subscritoras do Comunicado Conjunto, a realização de acções de recolha de lixo são importantes do ponto de vista da sensibilização ambiental, mas apenas minimizam temporariamente o problema, pelo que é preciso identificar as causas da acumulação de resíduos nestes locais - alguns deles ecossistemas de extrema importância para a conservação dos valores naturais da Serra da Estrela, como é o planalto superior e os cursos de água - e agir sobre essas causas.

Neste comunicado, que pode ser consultado também neste link: https://drive.google.com/file/d/1wwEllIJ5oYTgHzEDUa-uYIyVwhCNl6s-/view?usp=sharing, relatamos a situação encontrada em cada um dos locais intervencionados (incluindo imagens dos resíduos encontrados e recolhidos), descrevemos os impactos destes resíduos nos ecossistemas em causa e na saúde pública e elencamos algumas propostas para intervir sobre as causas da acumulação de resíduos nestes locais.

Esperamos assim contribuir para a reflexão e resolução deste grave problema de poluição que afecta, de forma recorrente, o nosso património e recursos naturais, através da implementação de medidas e mudanças efectivas, quer pelas entidades competentes, quer pela sociedade civil. E que no próximo Dia Mundial do Ambiente possamos usufruir da nossa Serra da Estrela, das nossas ribeiras e das nossas cidades SEM LIXO!

Guardiões da Serra da Estrela

MedUBI - Núcleo de Estudantes de Medicina da UBI