top of page

1 NOVEMBRO | Percurso de monitorização ambiental nas Salgadeiras

O próximo dia de Voluntariado Mensal na Serra da Estrela leva-nos ao topo de Portugal Continental, para um percurso de monitorização ambiental na zona das Salgadeiras.

Em Junho passado, detectámos e alertámos as entidades responsáveis, para a existência de resíduos de espuma de poliuretano proveniente da degradação da cobertura do edifício da estância de esqui, dispersos em zonas afastada desta, principalmente em zonas depressionárias, covões, charcos e lagoas e que se acumulam a níveis preocupantes.

A espuma de poliuretano é um tipo de plástico amplamente usado como isolante. E sintetizado a partir do petróleo, não é biodegradável e a sua decomposição contribui para o incremento e dispersão de microplásticos (< 5 mm), física e quimicamente poluentes, com impactes negativos na vida selvagem e potencialmente na vida humana.

As Salgadeiras são uma zona protegida que além do estatuto de conservação conferido pela sua inclusão no Parque Natural da Serra da Estrela, são também um sítio RAMSAR. Aliás, o “Planalto superior da S. da Estrela e troço superior do rio Zêzere” de que as Salgadeiras fazem parte, é o único dos 17 sítios portugueses da Convenção Ramsar, localizado no interior de Portugal. O que reflecte a grande importância destas zonas húmidas, não só para a conservação da natureza como na prestação de serviços de ecossistema, nomeadamente no ciclo da água.

De forma a minimizar estes microplásticos no seu impacte nesta área tão relevante, no próximo dia 1 de Novembro vamos fazer um percurso na zona das Salgadeiras para acompanhar a dispersão destes resíduos e obviamente recolhermos os que encontrarmos.

O ponto de encontro é às 9h30 no edifício principal da estância de esqui 1. O fim do trabalho está previsto para as 13h. Será seguido de um convívio na forma de um piquenique partilhado pelas 13h30 no Covão da Ametade. Todos estão convidados, mesmo não tendo participado no percurso.

O percurso é fácil e adequado a crianças maiores de 6 anos. Menores de 16 anos deverão ser acompanhados por adulto responsável. Cada voluntário é responsável pela sua segurança: seguro de acidentes pessoais não incluído.

A inscrição não é obrigatória, mas útil para fins logísticos. Pode ser feita até à hora da partida em: https://forms.gle/KBcTRAz8i9fkSTL87

Material: água, vestuário e calçado adequado às condições climatéricas (p. ex.: chapéu de sol, protector solar, impermeável, etc…) e adequado para percorrer áreas com matos. Caso possam disponibilizar, tragam luvas e sacos para a recolha de lixo. E claro, piquenique para partilhar.

Para qualquer outro esclarecimento, pedido ou coordenação de boleia, contactem-nos via Facebook ou email: guardioesse@gmail.com

Contamos convosco! Juntos podemos fazer muito mais!

Saudações serranas.

Pelos Guardiões da Serra da Estrela

1 Estância de Ski:

Coordenadas GPS: 40°19'50.35"N; 7°36'54.96"W

Google maps: https://goo.gl/maps/ozZ4fjeU9nrhpnDR9


Categorias

Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Nenhum tag.
bottom of page