Visita/caminhada simbólica pelo Rio Zêzere: não à mina da Argemela

Volvido um ano da manifestação de Lisboa, na qual proferimos em uníssono “Não às Minas!”, reunimo-nos na aldeia do Barco, no concelho da Covilhã, uma das localidades do Interior de Portugal que se encontram ameaçadas pela mineração a céu aberto.

Tendo como plano de fundo a Serra da Argemela, para a qual foi lançado um pedido de exploração a céu aberto para uma área de 403,71 hectares, e na qual será implantada uma mina de 45 hectares (a 800 metros da povoação), que desfigurará este património que é de todos, no próximo dia 12 de Setembro o Rio Zêzere será o ponto de encontro das pessoas directamente afectadas pelo programa de fomento mineiro “pintado de verde” e anunciado pelo Governo e pela União Europeia na última semana, e que envolve não apenas Portugal mas também a vizinha Espanha.

O tempo de pandemia em que vivemos toldou-nos os movimentos, mas não nos silenciou e nem nos silenciará. O património que é de todos e os recursos naturais que são de todos nunca poderão ser vendidos a soldo para lucro de alguns; nunca poderão ser entregues de bandeja se as populações não o quiserem. A exploração de recursos nunca poderá pôr em causa direitos constitucionais e valores democráticos, como se fossemos o Terceiro Mundo da Europa. NÓS NÃO QUEREMOS MINAS! QUEREMOS A [NOSSA] VIDA!

Este é um evento organizado pela Associação Guardiões da Serra da Estrela, em união com: Associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso; Associação Montalegre Com Vida; COREMA – Associação de Defesa do Património; Movimento de Defesa do Ambiente e Património do Alto-Minho (MDAPAM); Movimento Não Às Minas – Montalegre; Movimento SOS Serra D’Arga; Movimento ContraMineração Beira Serra [PORTUGAL], Plataforma Salvemos La Montaña de Cáceres; Sierra da Gata Viva; No A La Mina de Urânio; Salvemos Las Villuercas; Vida e Ria ou Minería; ContraMINAcción [ESPANHA].

Apoiem a população da aldeia do Barco e juntem-se a nós: a luta é de todos e TODOS são bem-vindos!

Para mais informações e apoios contacte-nos via e-mail: guardioesse@gmail.com


Categorias

Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Nenhum tag.
  • Facebook - Grey Circle
  • Google+ - cinza Círculo
  • Instagram - cinza Círculo
  • YouTube - Grey Circle

©2017 Guardiões da Serra da Estrela

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now