top of page

COMUNICADO DA ASSOCIAÇÃO GUARDIÕES DA SERRA DA ESTRELA

26 de Agosto de 2022


A Associação Guardiões da Serra da Estrela vem agradecer, publicamente e em primeiro lugar, a todas as pessoas e entidades que nos ajudaram a colmatar, num curtíssimo espaço de tempo e de imediato, as necessidades urgentes das comunidades pastoris afectadas pelo grande incêndio do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE).


Agradecemos também aos municípios e autarquias locais que nos foram disponibilizando os meios logísticos para levarmos às comunidades a ajuda tão necessária, assim como também o facto de estas entidades estarem, neste momento, também a mobilizar-se no mesmo sentido.


Do trabalho realizado até à data de hoje, é com enorme alegria e satisfação que garantimos que conseguimos suprir todas as necessidades que foram detectadas, pelo que nenhum dos rebanhos da área afectada do PNSE está a passar fome, a sentir necessidades urgentes ou sem os cuidados veterinários de emergência. Distribuímos com sucesso 123,2 toneladas de comida, a 108 pastores que contactámos e apoiámos, representando aproximadamente 5399 animais apoiados, distribuídos por 19 freguesias em 6 concelhos.


Todo este trabalho foi realizado em regime de total voluntariado, sem uma equipa permanente, e recorrendo apenas à boa vontade e dedicação daqueles que se sensibilizaram com a nossa causa em defesa da continuidade da pastorícia e das comunidades de montanha, doando géneros e dinheiro, ou o seu tempo e energia, pelo que mais uma vez reforçamos o ENORME BEM-HAJA a todos os que se envolveram de uma forma ou outra. Esta urgência só foi suprimida graças a vocês.


Neste contexto, e face a toda esta rede comunitária de entreajuda que se iniciou (e que se alargou a todo o país), garantimos, desde já, que iremos manter contacto directo e regular com todos os pastores, de modo a assegurar que possuem as suas necessidades supridas e asseguradas; iremos também continuar a encaminhar todos os donativos recebidos em géneros para os centros de logística dos municípios e freguesias, empenhando-nos e garantindo que os mesmos chegarão a quem ainda não tem garantidas as suas reservas, e até termos a certeza que todos os rebanhos terão a necessária alimentação até ao regresso dos pastos.


A partir de hoje, e nos longos tempos que se avizinham, é nossa decisão primar pela continuação dos esforços nas urgências expectáveis, e em primeiro lugar, pela activação de planos de apoio às ações urgentes de estabilização de solos e protecção de linhas de água. Neste âmbito, temos como objectivos:

  • Apoiar e desenvolver, em conjunto com os baldios e produtores afectados, acções nas áreas prioritárias de intervenção;

  • Disponibilizar informação e aconselhamento técnico aos proprietários afectados sempre que se demonstre necessário fazendo a ponte para especialistas parceiros;

  • Acompanhar e monitorizar os planos e acções desenvolvidas pelas autoridades competentes.


É também nossa intenção preparar, desde já, o desenvolvimento de viveiros de germinação de flora autóctone para o qual já estabelecemos contactos, por forma a antecipar a necessidade futura de plantas para reposição e reconversão sustentável do PNSE.


Iremos manter a nossa efectiva presença junto da comunidade agro pastoril da Serra da Estrela, dedicando particular atenção às comunidades afectadas pelos incêndios deste Verão: dando continuidade ao apoio veterinário, dando apoio na elaboração de candidaturas, dando apoio na recuperação de pastagens, nascentes e linhas de água, e dando apoio em todas as necessidades que, no terreno, venhamos a constatar e às quais não consigamos garantir uma resposta dos organismos do Estado, em tempo que considerarmos útil.


Os Guardiões da Serra da Estrela formaram-se em 2017, na sequência dos incêndios que, nesse ano, afectaram a nossa Serra. Em 2018 comprometemo-nos estatutariamente, enquanto Associação e entre vários campos de actuação, no processo de recuperação dos ecossistemas autóctones da Serra da Estrela.


A tragédia que assolou, cinco anos depois, o PNSE, exige de nós um reforço na intervenção social, porque os ecossistemas não subsistem se não apoiarmos as comunidades que os sustentam. A defesa e o desenvolvimento da Serra da Estrela só resultará na plenitude com o binómio sustentável natureza - pessoas, onde o bem-estar das comunidades se compatibiliza e alia à conservação dos recursos e valores naturais. Na nossa opinião, este é o caminho mais seguro, sustentável, e com menos custos no futuro, face à urgente recuperação decorrente desta tragédia, bem como o mais viável para a construção dos alicerces para novas paisagens e actividades humanas resilientes, em virtude de um futuro que se afigura cada vez mais desafiante e imprevisível.


Temos muitos mais desafios, ideias e projectos em prol dos ecossistemas estrelenses e das suas comunidades, mas contamos e necessitamos do apoio efectivo de todos.


Porque a Serra da Estrela e o seu futuro é de todos nós.


Faça-se sócio desta Associação, apoie o nosso trabalho! Guardião um dia, Guardião para sempre.





Categorias

Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Nenhum tag.
bottom of page